Limpeza do ar-condicionado automotivo: quando fazer

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +
Limpeza do ar-condicionado automotivo: quando fazer
Avalie este post

O Brasil é um país com clima tropical de altas temperaturas em algumas regiões, por esse motivo o ar condicionado automotivo é quase obrigatório. Esse acessório é muito importante principalmente para os motoristas que enfrentam todos os dias o trânsito caótico junto com a temperatura alta de algumas cidades.

No entanto, como o uso desse acessório é frequente, é importante que ele esteja sempre com a manutenção em dia para não prejudicar o seu funcionamento e não provocar problemas respiratórios nas pessoas que estão dentro do veículo.

Porém, existem algumas pessoas que não sabem quando devem fazer a limpeza do ar-condicionado automotivo. É muito importante observar os sinais abaixo para que este item do seu carro não lhe traga maiores problemas.

2 Sinais para fazer limpeza do ar-condicionado automotivo

A recomendação para uma boa limpeza no ar-condicionado do seu veículo é a cada seis meses ou a cada 30 mil quilômetros rodados. No entanto, quando o ar- condicionado está precisando de uma limpeza urgente ele apresenta alguns sinais como:

Mau Cheiro

Um dos primeiros sinais na maioria das vezes é o mau cheiro dentro do veículo e apontando assim a necessidade de fazer uma limpeza no ar-condicionado automotivo.

O cheiro desagradável é causado pelo acúmulo de bactérias e fungos nos filtros de ar, isso ocorre pelo fato de a limpeza não estar adequada nos filtros.

sistema de saida de ar condicionado

Ventilação

A falta da ventilação no ar-condicionado indica que algo está errado. Por exemplo, o filtro de ar sujo impede que uma boa parte do ar entre comprometendo assim a eficiência do ar-condicionado.

Para atingir a temperatura desejada, o sistema tende a ficar ligado por mais tempo e em uma maior potência e por essas circunstancias fazendo com que o consumo de combustível seja mais que o normal, além de consumir muito mais bateria.

Um ar-condicionado sem manutenção pode afetar até o desempenho do carro causando um maior esforço do motor, e nesses tempos de crise nada melhor que limpar o filtro de ar para também economizar no combustível.

Entenda quais os componentes devem ser higienizados

Após observar os sinais que mostram que a limpeza do ar-condicionado automotivo deve ser feita, é importante que você saiba quais os componentes devem ser limpos.

Compressor

O compressor é uma peça muito importante porque é o responsável por comprimir o gás refrigerante, fazendo com que ele circule pelo sistema. Por isso, evite o acúmulo de resíduos nessa parte do sistema de ar-condicionado para não ter problemas com ele.

Evaporador

Se uma simples limpeza não foi o suficiente para resolver o problema do seu ar-condicionado, talvez seja preciso uma higienização mais profunda em seu sistema. E é aí que entra a parte do evaporador, que é responsável por resfriar o ar que é enviado para dentro do carro.

Este item pode levar um tempo a mais para ser removido e pode levar dias para terminar a limpeza.  Por isso requer mão de obra especializada para fazer a limpeza completa.

Neste caso, procure a oficina mecânica Curitiba, que atende no bairro Cristo Rei e está a sua espera para fazer uma revisão no seu veículo.

Tubulações

Aproveite para fazer a limpeza dos tubos internos do sistema, por onde todo o ar passa. O procedimento pode ser feito com uso de um spray próprio para a limpeza de impurezas acumuladas nesta região.

Filtros

O filtro de ar é responsável por guardar impurezas para deixar o ambiente agradável, mas quando ele está sujo demais ele irá provocar mau cheiro ou mau funcionamento do ar-condicionado.

Por isso, sempre troque os filtros regularmente para que o seu veículo mantenha a qualidade do ar.

De maneira geral, o ar-condicionado no veículo é um luxo que vem atraindo cada vez mais os motoristas. Ele permite que você dirija com muito mais conforto, sem sofrer com o calor, mas se não estiver bem higienizado poderá provocar algum problema respiratório como asma, renite alérgica, ou ainda, danificar o próprio sistema do carro. Portanto, fique atento aos sinais que indicam quando a limpeza do ar-condicionado automotivo deve ser feita e também, leia mais sobre os cuidados que é preciso ter com o ar-condicionado do seu carro.

Share.

About Author

Avatar

Leave A Reply