Lixo industrial: o que é e como ele deve ser descartado

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +
Lixo industrial: o que é e como ele deve ser descartado
Avalie este post

O lixo recebe diferentes tipos de classificações dependendo de diversos fatores, sendo um deles o local de utilização do material antes que ele tenha sido descartado. O lixo industrial é o produzido, como o próprio nome já sugere, em indústrias, trazendo por vezes materiais que são de natureza tóxica e, por isso, precisam de mais atenção quanto ao processo de descarte ou reciclagem, em alguns casos.

O lixo industrial é considerado uma grande ameaça ao meio ambiente e ecossistema se for descartado em local indevido. Todas as indústrias devem levar em consideração as diretrizes que tornam explícito o correto descarte desses resíduos, a fim de manter a integridade da natureza local, sob pena de pagamento de multas e penas, caso o meio ambiente seja gravemente afetado pelas ações mal direcionadas de descarte do lixo industrial.

Vamos agora conhecer um pouco mais sobre o lixo industrial, o que ele é e como deve ser descartado da forma correta.

O lixo industrial

O lixo industrial, ou resíduo industrial, é aquele produzido pelas indústrias nos processos realizados dentro da empresa, ou ainda em setores secundários a ela, resultando em resíduos que não tem serventia e precisam ser devidamente descartados para que não prejudiquem o meio ambiente. Dentre os tipos de lixo industrial estão os produtos químicos, metais, borracha, tecidos, óleos, cinzas, vidros, plásticos, madeira, papéis, gases, entre outros.

O lixo industrial é considerado uma verdadeira ameaça para a sobrevivência de todo o planeta se não for descartado da maneira adequada, pois contêm, em grande maioria, resíduos de alta toxicidade que afeta diretamente na hidrologia, fauna e flora do espaço onde são depositados, causando sérios danos irreversíveis ao ecossistema e meio ambiente, de forma geral.

Geralmente, o lixo industrial descartado de maneira errada vai parar nos rios, ocasionando a contaminação das águas, além de entupir bueiros e sistemas de escoamento de águas pluviais das cidades. Contate uma empresa de hidrojateamento se você está passando por algum problema de entupimento nas tubulações da sua casa ou empresa.

Mesmo com toda essa necessidade alarmante de descartar corretamente o lixo industrial, sabe-se que no Brasil apenas 13% deste tipo de lixo é reciclado, o que pode no futuro causar diversos problemas ao meio ambiente e às gerações futuras.

rio poluido

Classificações do lixo industrial

O lixo industrial recebe uma classificação específica para cada grau de perigo, toxicidade e poder de contaminação. Dependendo de qual seja a propriedade do lixo industrial, ele receberá a sua classificação e tenderá a ser reciclado ou descartado de uma maneira especial, referente a cada tipo de classificação. As classificações do lixo industrial são Classe 1, Classe 2 e Classe 3. Na Classe 1, estão os lixos perigosos e quem tem grande grau de contaminação e toxicidade como gases, produtos químicos, etc. Na Classe 2, estão os resíduos considerados como não-inerentes, possíveis contaminantes em casos especiais, como cinzas, óleos, metais, entre outros. Já na Classe 3, ficam os lixos inerentes, que não causam contaminação, como papéis, tecidos, etc.

Como o lixo industrial deve ser descartado

Para fazer o descarte adequado de cada tipo de lixo, eles são classificados em diferentes categorias, de acordo com o estado da matéria de cada um em temperatura ambiente, sendo considerados os seguintes métodos:

  • Resíduos gasosos: são provenientes de fumaças que saem das chaminés das fábricas e são lançados na atmosfera sem passar por tratamento prévio, apenas pela filtração que ocorre dentro das próprias chaminés, mesmo não sendo um método adotado por todas as fábricas, mas o mais adequado
  • Resíduos líquidos: algumas empresas lançam esses resíduos em rios e lagos, poluindo grandemente o meio ambiente, mas eles precisam ser depositados em barris metalizados com o descarte feito em galpões de empresas especializadas com a reciclagem e depósito de lixo industrial
  • Resíduos sólidos: esses resíduos são amontoados e dependendo de qual seja a sua classe, irão receber duas destinações, a reciclagem em centros especializados ou ainda o descarte em contêineres com lacre máximo.

O lixo industrial na reciclagem

O lixo industrial pode ser reciclado, em alguns casos, precisando do descarte adequado para que não venha a se misturar e receber contaminação a fim de que possa ser submetido ao processo de reciclagem. Os materiais de Classe 3 são facilmente reciclados pelas empresas que trabalham nesse setor, já os de Classe 2 precisam de mais cuidado e correto manuseio, podendo ser incinerados, queimados a altas temperaturas, em centros especializados. Já para os de Classe 1 não há forma de reciclagem, necessitando do depósito do lixo em contêineres no fundo do mar, por exemplo.

Share.

About Author

Avatar

Leave A Reply