Oferecer boas condições, suprir a sociedade, mas sem prejudicar o futuro. É desta forma que podemos compreender o que sustentabilidade e sua importância para um mundo melhor.
Por conta de sua importância para o despendimento econômico, com grandes investimentos em recursos e o descarte correto, o setor de obras com o apoio de um programa para construção civil tem repensado sobre o modo de se construir.
Construções verdes e projetos sustentáveis estão ganhando força, e as futuras gerações agradecem. Vamos falar mais sobre o assunto a seguir!
Valorização dos recursos
Desde a escolha dos materiais, até a utilização de um erp para construtoras, os projetos sustentáveis priorizam a conscientização entre sociedade e meio ambiente.
A ideia das construções verdes é tornar os ambientes mais harmônicos, oferecendo mais qualidade de vida aos futuros moradores. Por conta disso, o planejamento é de estrema importância ao projetar uma obra sustentável, porque é preciso uma visão do conjunto para que a obra seja amiga do meio ambiente.
De maneira geral, as construções verdes são importantes para a sociedade, pois elas minimizam os impactos e danos causados ao meio ambiente ao aproveitar os recursos, como iluminação natural, uso de materiais biodegradáveis, energias alternativas, entre outras.
Princípios dos projetos sustentáveis
A ideia de uma obra sustentável é causar menos danos possível ao se integrar na região onde será projetada. Por isso, existem alguns princípios que uma obra verde precisa ter.
- Materiais reciclados e renováveis
- Uso de tecnologias, como sistema para construção civil
- Certificações
- Respeitar topografia, clima, luminosidade e vegetação
- Uso de madeira de reflorestamento
- Bioconcreto
- Ecoplacas
- Telhas ecológicas
- Entre outros
Soluções para construtoras
Como um erp para construtoras pode apoiar obras e projetos sustentáveis? Você deve estar se perguntando isso, não é mesmo?
É que a utilização de um sistema para construção civil otimiza os gastos com a obra, permite maior controle dos materiais, evitando assim desperdício e torna a gestão mais eficiente.
Vale ressaltar também que as obras sustentáveis também devem ser projetadas de modo a tornar o consumo mais econômico em relação a utilização dos recursos naturais, além da criação de espaços verdes.