Vale a Pena Minerar Bitcoin? Saiba tudo sobre mineração

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +
Vale a Pena Minerar Bitcoin? Saiba tudo sobre mineração
5 (100%) 1 vote

“Minerar bitcoin” é uma expressão que tem sido bastante utilizada recentemente. Pode-se afirmar que o bitcoin está na moda e no centro das atenções dos mais diversos tipos de pessoas que têm vontade de investir em algo mais que a morosa caderneta de poupança.

Para quem não sabe ou tem alguma dúvida, bitcoin é uma moeda digital que não tem lastro, portanto opera em paralelo a um banco central e independente da situação econômica de qualquer país.
A criptografia é usada para regular a geração de unidades bitcoin e a transferência da moeda.

O que é minerar bitcoin?

Minerar bitcoin é o termo utilizado para designar o processo de registros de transações no “Blockchain”, que é o histórico de transações já realizadas (e agora armazenadas) em forma de blocos. O Blockchain legitima uma transação para toda a rede bitcoin, evitando tentativas de fraudes (reutilização de moedas que já foram negociadas).

Minerar bitcoin tornou-se uma atividade cada vez mais difícil e menos lucrativa porque o limite máximo de Bitcoins em circulação é finito (daí a comparação com a atividade de mineração).

O valor total em circulação será de 21 milhões, de acordo com o algoritmo do Bitcoin. Já existem cerca de 16 milhões de bitcoins no mercado, portanto, os números deverão crescer em ritmo cada vez mais lento.

Há também uma demanda muito grande de custos com energia e computadores. As operações de criptografia que precisam ser decodificadas exigem uma imensa capacidade de processamento que, via de regra, um notebook comum não dá conta.

Dessa forma, os custos para minerar bitcoin sozinho não cobrem os ganhos e ainda assim, vêm em longo prazo.

É possível minerar bitcoin em grupos (pool de mineradores), agrupando seu computador com os de outros mineradores. Você recebe menos, mas regularmente e mais rápido.

Todavia, é preciso atentar para unir-se a um pool de referência, cujo coordenador honre os pagamentos. O mais conhecido é o Slush Bitcoin.

Mas os mineradores também recebem taxas e subsídios por validar transações de bitcoins, checando autenticidade das assinaturas e verificando se não se trata de uma transação repetida.

Minerar bitcoins vai se tornando cada vez mais difícil quanto mais bitcoins forem sendo encontrados e registrados.

No seu início, era possível minerar bitcoins sozinho, em casa, com um computador doméstico arrojado. Mas a popularidade desta moeda praticamente inviabilizou esta possibilidade nos dias de hoje.

Vale a pena investir? Sim!

Não é porque minerar bitcoin já não traz muitos benefícios como já trouxe um dia que a moeda deixou de ser uma oportunidade de investimento interessante. Você pode comprar uma carteira de bitcoin e se tornar um investidor.

O bitcoin está sendo considerado por muitos como a moeda do futuro porque tem inflação controlada, justamente por existir um limite máximo dele.

Muitas pessoas que precisam mandar dinheiro para o exterior estão recorrendo ao bitcoin porque com ele, é possível evitar um considerável gasto com taxas e tarifas bancárias.

Outro fator interessante é que o fracionamento do bitcoin é diferente das moedas nacionais que conhecemos, como o real ou o dólar (que são fracionadas por cem). O bitcoin é fracionado por cem milhões, o que possibilita um alcance absurdo de 21 milhões de bitcoins no mundo, seja para pessoas físicas ou jurídicas.

Este continua sendo um bom momento para investir em bitcoin porque a moeda está se valorizando, com perspectivas de subir ainda mais. Mas vale lembrar que ainda estamos falando de uma moeda instável, sem lastro, portanto de um investimento tão volátil como o mercado de ações.

Por isso é importante atentar-se para as cotações e os melhores momentos para comprar e para vender. Afinal, mesmo em subida, o valor do bitcoin oscila (e muito). A recomendação é não contar com o bitcoin como um investimento de curto prazo, mas como uma oportunidade de criar patrimônio.

Precauções

Não compre bitcoins de um desconhecido qualquer que fez uma “ótima oferta” em um fórum de discussão. Procure exchanges conhecidas.

Faça backup da chave privada de sua carteira bitcoin. É ela que vai permitir que você faça transações. Se você perder a chave privada, perderá seus bitcoins.

Você é o único responsável pelos seus bitcoins. Portanto, o ideal é que suas chaves privadas sejam intransferíveis;

Se você pretende investir uma quantidade significativa em bitcoin para construir patrimônio e deixar de herança, é fundamental criar um protocolo de recuperação de chave privada, do contrário, os herdeiros não terão como acessar o montante.

Tudo o que envolve o cenário do bitcoin é inédito e incerto. Vulnerabilidade na rede, bugs no software ou negligências na atualização do sistema podem comprometer o valor da moeda no mercado. Portanto, é recomendável acompanhar os acontecimentos com atenção e cautela;

Procure também pelo Segredos do Bitcoin.

Leia o máximo possível sobre o assunto, saiba como a moeda digital funciona e conheça a formas mais seguras de armazenar suas chaves privadas.

Aprenda Como Comprar Direto dos Estados Unidos
Descubra como comprar perfumes, roupas de marca, tênis e até mesmo peças de carros por até a metade do preço.
Informe agora seu melhor e-mail para saber como

* Seu e-mail estará protegido.

Share.

About Author

Rodrigo Dionisios

Rodrigo é um jovem de 24 anos que trabalha exclusivamente comprando e revendendo produtos dos Estados Unidos no Brasil. Abandonou seu emprego de frentista para trabalhar exclusivamente com importação. Decidiu criar este blog para ajudar outras pessoas a trabalharem em suas casas, trabalhando com importação.

Leave A Reply